quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pessoas



À medida em que o ser humano evolui em seu caminho pessoal, ele aprende duas coisas fundamentais. A primeira é que o outro não é maior do que ele; a segunda é que ele não é maior do que o outro, e com quê cargas d'água isto é um ato de amadurecimento? Ensina a esperar menos dos outros e mais de si mesmo.

Em geral as pessoas têm a tendência de julgar insano tudo o que não conseguem compreender plenamente. Poucos têm empatia, menos pessoas ainda procuram concluir que se o tal é feliz deste modo, isso é que importa.

Os vícios, as loucuras, as depressões e a insanidade, tudo é fruto da dor da não aceitação, de ter pensamentos que ninguém consegue entender ou aceitar, de as pessoas acharem feio, sujo ou abjeto as particularidades [sexuais ou não] de cada um.

Até certo tempo eu tinha paciência para me comparar com outras pessoas. Mas esse tempo passou. E quando o tempo passa, o que fica são só as lições que você aprende na vida. As boas e más experiências permanecem, marcam a alma. Já fui filantropo, me ferrei. Já fui misantropo, me ferrei. Hoje compreendo as razões – elas residem no desequilíbrio. Aí procurei me equilibrar. Conhecer de perto o céu e o inferno, os coros de anjos e a solidão das profundezas.

Um copo de água pode estar meio cheio ou meio vazio, depende da forma como queremos olhar e encarar a situação. Se uma pessoa lhe confessa algo, você pode achar que ela a traiu e sempre a trairá, mas também pode ver isto como uma tentativa de deixar as coisas claras e poder zerá-las. São os dois lados da moeda.

Poucas coisas fazem a vida ser menos rotineira e miserável, e quase todas são impublicáveis. Então é melhor que procuremos estar de bem com nós mesmos, e sabermos que isto é bem mais do que uma roupa nova, um trocado a mais no bolso, ou qualquer outra coisa, pois tudo isso é passageiro; estar bem é estado de espírito total, onde pequenas coisas não incomodam.

9 comentários:

  1. Gostei muito, meu xará. Principalmente de você dizer que importa o equilíbrio, a serenidade entre extremos, a temperança, a sensatez no julgamento e na escolha. Beijos e sucesso no blog!

    ResponderExcluir
  2. Como fazer para mudar o estado de espírito?!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernando!
    Como é dificil compreender o ser humano e ainda conviver com o outro, poucos entendem a essência e não vivem como se deve, apenas se iludem com as coisas superficiais da vida...
    Tô seguindo, me segue também?
    Abs e que sempre esteja inspirado assim :)
    http://mariliatasso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Precisamos aprender a ignorar pequenas coisas negativas que, por mais insignificantes que sejam, damos tal importância a ponto que chegam a nos fazer mal. Exatamente como você escreveu, precisamos simplesmente viver sem medos de julgamentos, porque eles sempre existirão.

    ResponderExcluir
  5. As vezes as pessoas só precisam de outra realidade.

    http://somethingaboutbooks.blogspot.com tá rolando promoção de GOSSIP GIRL, participe e concorra a primeira temporada completa!

    ResponderExcluir
  6. olá! estava com saudades de passar por aqui.
    Eu tenho um grande defeito. Sou "bonzinho" de mais. E sempre acabo me ferrando por isso. Por muito tempo tentei me comparar com os outros. Tentar parecer com eles era o meu objetivo principal. Hoje desistir disso! Quero ser eu mesmo, Conhecer de perto o céu e o inferno, os coros de anjos e a solidão das profundezas.
    ---
    parabéns! pelo blog meu caro amigo!
    te espero no meu infinito particular.

    ResponderExcluir
  7. Se filantropo e para poucos ,pois tentar mudar o mundo as vezes em todas as vezes pode ser caro o custo e outra coisa não tem como mais ter confiança na humanidade ,pois um dia pode frusta-se com à ação de outra pessoa. Então tem que ter equilíbrio mesmo e principalmente mental ,pois as pessoas as vezes que tenta fazer a outra pessoa enlouquecer... Mas não boto muita fé nessa humanidade ,pois já vir muito o que ela pode fazer de ruim.... Ou seja o potência ao que ela pode chegar para ser ruim e bater até o recorde de ruindade.

    ResponderExcluir
  8. E compreender que "ele não é maior do que o outro" já é um passo para sentir-se bem...
    Belo post... Intenso... Reflexivo.

    http://alinediedrich.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. somente o tempo juntamente com as experiências e vivências tornam o ser humano uma pessoa amadurecida, mas a pessoa tem q qrer ser uma pessoa melhor e madura

    http://seenovidadeeuquero.blogspot.com

    ResponderExcluir