domingo, 16 de outubro de 2011

Cubo Mágico


"A vida é como um Cubo Mágico às vezes você tem de torná-lo pior antes que possa torná-lo melhor."  (Jorawer Joe)





O Cubo de Rubik ou "Cubo Mágico" foi inventado em 1974 pelo escultor húngaro e professor de arquitetura Ernő Rubik. Originalmente destinado a seus alunos para entenderem melhor as estruturas 3D. Na década de 90 foi um dos brinquedos mais vendidos do mundo

Existem aproximadamente 43.252.003.274.489.856.000 permutações possíveis para um cubo de Rubik, mas apenas uma solução! Quero dizer, e se as coisas na vida fossem tão complicadas quanto isso? O mais incrível é que qualquer cubo mágico pode ser resolvido com apenas 22 movimentos ou até menos! 

Estes dias revirei um monte de coisa velha aqui em casa e encontrei um desses, que já não via há uns 5 anos pelos menos. Na mesma hora me lembrei de como eu ficava maluco tentando colocar as cores certas, e lembro que quando achava que estava perto, tinha que girar de novo para consertar outro lado que eu achava estar correto. Essa complexidade do Cubo de Rubik reflete também como o ser humano age quando se trata de lidar com as complexidades de sua própria vida.

Uma comparação meio barata, eu concordo! A vida é complexa, de fato, mas vamos observar as coisas na perspectiva correta: A vida às vezes é injusta, mas se ela é injusta com todos, então ela é justa! O que acontece com a gente não é tão importante quanto a forma que reagimos ao que aconteceu. É a maneira que lidamos que faz toda a diferença! 

Muitas vezes sabemos exatamente o que queremos, mas é como se nossa vida fosse ditada por mais 1001 outros fatores. Isto é, você ama a sua vida e não trocaria os seus sonhos por qualquer outra coisa ou pela vida de ninguém, mas não entende porque tantas vezes se sente fora de foco de tudo o que você quer realizar.

 

É tudo uma questão de equilíbrio. Não é apenas o preto ou o branco, isto ou aquilo, temos que aprender a mergulhar na infinidade de tons cinzas entre um e outro. Algo muito semelhante ao malabarismo. Todos nós temos nossas próprias bolinhas para equilibrar, e alguns optam por ter mais bolinhas do que outros.
 
     

Esse equilíbrio é a peça central do cubo. Dizem que o segredo para resolvê-lo é fixar-se na peça do meio, pois ela é a única parte fixa do cubo, que não muda. Em nossa vida, essas peças centrais mudam de pessoa para pessoa. Para alguns é a família, para outros o trabalho, os estudos, o relacionamento, a saúde, a realização pessoal, e assim vai.

Lembre-se que para acertar um lado do cubo a gente precisa às vezes embaralhar outro e assim temos que mexer com todas as outras peças, que estão sempre ligadas à peça do meio.  

Às vezes fica pior antes de ficar melhor. Combinar as cores leva tempo e esforço e assim também na vida é preciso tempo e sobretudo estratégia para o desafio de deixá-la em harmonia

 

7 comentários:

  1. a chuva passou...rs... hora de trabalhar e fazer almoço... kkkkkkkkkk abrãção!

    ResponderExcluir
  2. Me lembro quando comprei um cubo magico e não conseguia monta apelei pro tio Google que me ensinou a regra do X.

    www.mais1km.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa tantas variáveis, ate hoje montei só um bloco que era de encaixe mas não tinha 1/3 dessa quantidade, parabéns pelo texto é muito bom e informativo !

    Já estou seguindo e se quiser retribuir :
    http://felipeouverney.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Caraca muito bom seu texto! Parabéns mesmo! E gostei muito da sua analogia, a vida é complexa mesmo. Destaco essa parte do texto que gostei bastante "A vida é injusta, mas se é injusta com todos, então ela é justa! O que acontece com a gente não é tão importante quanto a maneira que reagimos diante do que acontece."

    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. para quem quiser as coisas mais simples pega um martelo, quebrar o cubo magico depois cola resolvendo o problema!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do seu modo de ver a vida, e de fato as vezes a vida parece esse cubo magico, colorido, complicado, mas não desiste de montar,rs e é isso que move a gente a enfrentá-la.

    http://www.pequenosdeleites.com.br

    ResponderExcluir
  7. adoro analogias, elas deixam o texto mais misterioso e atraente, apasar de que seus textos com o sem analogias mexem muito comigo! obrigado por escrever assim e tocar os corações de pessoas desconhecidas assim como eu! aproveite o seu dom!
    blogestarcomvoce.blogspot.com

    ResponderExcluir